A cerimónia de Abertura do Ano Judicial é o momento formal em que a grande família do judiciário se encontra para uma reflexão profunda sobre o desempenho de cada um dos sectores, avaliando os ganhos, os constrangimentos e os desafios que se colocam.
Foi no consulado do PR Joaquim Alberto Chissano, precisamente com a promulgação da então Lei de Organização dos Tribunais Judiciais, aprovada pela Lei nr 10/92, de 6 de Maio, que este costume foi institucionalizado.
A busca constante de um judiciário livre e independente, a oferta de uma prestação jurisdicional qualitativa e quantitativamente justa, o combate à morosidade processual, a promoção de valores de ética e probidade dos seus membros e, sobretudo, a defesa dos interesses nacionais são valores defendidos por este grande estadista de dimensão internacional.
A AMJ coloca os seus membros para a sedimentação do Estado de Direito Democrático em Moçambique.

